PROJETO LETRAMENTO
MIDIÁTICO – EDUCAÇÃO INFANTIL: DAQUI SE VÊ O MUNDO
“Mídia-Educação-(Media Literacy) é o letramento de hoje.”
Documento Mídia-Educação de qualidade:
diretrizes da política nacional
2013-2016 - Finlândia
Público Alvo: Crianças
de 4 e 5 anos
Responsável pelo
projeto: Professora: Maria Aparecida
Ferreira de Oliveira e Souza – Coordenadora Pedagógica
Justificativa:
A criança é ativa e transformadora, assim
como a Mídia. Ela desenvolve uma empatia natural com as Mídias, mas, por elas
tem sido levada ao consumismo inconsciente de produtos, enquanto permite que
seu tempo seja consumido pela mesma Mídia; o que leva a ciclo vicioso que
propicia a desconstrução e não a construção de sua identidade autônoma capaz de
escolher e julgar o que lhe imposto pela sociedade, vivendo uma vida mais
virtual do que real. O letramento midiático propõe construir sentidos sobre a
realidade, instrumentalizando a criança a refletir sobre as influências da
Mídia e como melhor utilizá-la a seu favor e de sua comunidade. O projeto
pretende não apenas utilizar os recursos tecnológicos para jogar, escrever,
desenhar, entre outros; mas como forma observação do mundo externo e de, registro da construção histórico-social da criança, do
seu grupo. De modo, que a criança da Educação Infantil veja o mundo a partir da
perspectiva da Educação Infantil, mas que, também, ela demonstre sua produção e
seja vista pelo mundo externo, alcançando-o com sua voz, não mais de um infante,
que recobrem um campo semântico estreitamente
ligado à idéia de ausência de fala. […] (LAJOLO), mas a voz de um ser
humano histórico e socialmente construindo e se construindo, capaz de reflexões
sobre um conhecimento pré-existente e produtor de um conhecimento novo que diz
respeito a si e ao outro.
Objetivo Geral:
·
Identificar os tipos e usos das Mídias impressas
e tecnológicas, aprendendo a manuseá-las, apropriando-se de informações dessas
Mídias com orientações que a levem a refletir, enquanto permite o uso das
mesmas Mídias para expressar seus pensamentos e sentimentos acerca do mundo à
sua volta.
Objetivos
Específicos:
• Receber informação, discutir as mesmas e produzir informações
expressando-se via Mídias diversificadas;
• Discutir
no grupo o uso das Mídias impressas e tecnológicas como ferramenta de aprendizagem,
• Propor
situações de uso das Mídias impressas e tecnológicas expressando a finalidade
das mesmas
.
Desenvolvimento/Ações:
·
Familiarizar as crianças com o uso de recursos tecnológicos
como: notebook, câmera digital e celulares doados para o cantinho tecnológico;
·
Manter um cantinho permanente de Mídia impressa com
diversidade de portadores textuais e gêneros – do panfleto de mercado, livros,
revistas e jornais;
·
Fazer gravações do dia a dia das crianças e expor para elas
através de notebook e televisão, mostrando a diversidade de recursos que estão
ao seu dispor. Sejam estas gravações usadas diretamente da câmera ou por pen
drive, cd’s e dvd’s.
·
Produzir material como produto de projetos literários, baseado
em contos, no qual o mesmo texto possa ser abordado em diferentes gêneros, para
que observem não apenas suas produções, mas a linguagem oral e visual de cada
produção;
·
Solicitar autorização para uso de imagem com o fim de postar
vídeos e fotos na internet;
·
Permitir às crianças que façam registros escritos ou desenhos
no notebook, e que cada criança tenha sua pasta e aprenda a arquivar seus
documentos nomeando-os com ou sem a ajuda da professora, mas com interferência
direta de seus pares, para que o trabalho seja sempre coletivo, nunca isolado;
·
Definir equipes de áudio, imagem com as crianças;
·
Produzir pequenos vídeos tendo o adulto como mediador;
·
Subir material de vídeo para as nuvens;
·
Produzir, selecionar e postar material de interesse na
internet
·
Gravar depoimentos com familiares que mostrem seus conhecimentos
midiáticos e a importância da Mídia para eles;
·
Fazer registros das aprendizagens da própria turma e das
turmas menores – vídeo-portfólio;
·
Fazer registros de eventos da escola;
·
Manter um espaço aberto para sugestões de pais e alunos
Cronograma de Execução:
1º Trimestre: Familiarização das crianças com os recursos tecnológicos
disponíveis
2º Trimestre: Início das atividades de registro
3º Trimestre: Subir o material coletado para as nuvens
Recursos Necessários:
·
Equipamento tecnológico para familiarização a partir da
brincadeira
·
Câmera fotográfica digital, celular, notebook, tablet
·
Roteador para propiciar wifi na sala
Culminância: Apresentação dos produtos em apresentação
Avaliação: Vídeo com roda de conversa das crianças e depoimentos de pais,
professores e outros profissionais que se envolveram no projeto.