PROJETO LETRAMENTO MIDIÁTICO – EDUCAÇÃO INFANTIL: DAQUI SE VÊ O MUNDO

 

“Mídia-Educação-(Media Literacy) é o letramento de hoje.”

Documento Mídia-Educação de qualidade: diretrizes da política nacional

2013-2016 - Finlândia

 

Público Alvo: Crianças de 4 e 5 anos

Responsável pelo projeto: Professora: Maria Aparecida Ferreira de Oliveira e Souza – Coordenadora Pedagógica

Justificativa:

A criança é ativa e transformadora, assim como a Mídia. Ela desenvolve uma empatia natural com as Mídias, mas, por elas tem sido levada ao consumismo inconsciente de produtos, enquanto permite que seu tempo seja consumido pela mesma Mídia; o que leva a ciclo vicioso que propicia a desconstrução e não a construção de sua identidade autônoma capaz de escolher e julgar o que lhe imposto pela sociedade, vivendo uma vida mais virtual do que real. O letramento midiático propõe construir sentidos sobre a realidade, instrumentalizando a criança a refletir sobre as influências da Mídia e como melhor utilizá-la a seu favor e de sua comunidade. O projeto pretende não apenas utilizar os recursos tecnológicos para jogar, escrever, desenhar, entre outros; mas como forma observação do mundo externo e de, registro da construção histórico-social da criança, do seu grupo. De modo, que a criança da Educação Infantil veja o mundo a partir da perspectiva da Educação Infantil, mas que, também, ela demonstre sua produção e seja vista pelo mundo externo, alcançando-o com sua voz, não mais de um infante, que recobrem um campo semântico estreitamente ligado à idéia de ausência de fala. […] (LAJOLO), mas a voz de um ser humano histórico e socialmente construindo e se construindo, capaz de reflexões sobre um conhecimento pré-existente e produtor de um conhecimento novo que diz respeito a si e ao outro.

 

Objetivo Geral:

·         Identificar os tipos e usos das Mídias impressas e tecnológicas, aprendendo a manuseá-las, apropriando-se de informações dessas Mídias com orientações que a levem a refletir, enquanto permite o uso das mesmas Mídias para expressar seus pensamentos e sentimentos acerca do mundo à sua volta.

 

Objetivos Específicos:

     Receber informação, discutir as mesmas e produzir informações expressando-se via Mídias diversificadas;

     Discutir no grupo o uso das Mídias impressas e tecnológicas como ferramenta de aprendizagem,

     Propor situações de uso das Mídias impressas e tecnológicas expressando a finalidade das mesmas

. 

Desenvolvimento/Ações:

·         Familiarizar as crianças com o uso de recursos tecnológicos como: notebook, câmera digital e celulares doados para o cantinho tecnológico;

·         Manter um cantinho permanente de Mídia impressa com diversidade de portadores textuais e gêneros – do panfleto de mercado, livros, revistas e jornais;

·         Fazer gravações do dia a dia das crianças e expor para elas através de notebook e televisão, mostrando a diversidade de recursos que estão ao seu dispor. Sejam estas gravações usadas diretamente da câmera ou por pen drive, cd’s e dvd’s.

·         Produzir material como produto de projetos literários, baseado em contos, no qual o mesmo texto possa ser abordado em diferentes gêneros, para que observem não apenas suas produções, mas a linguagem oral e visual de cada produção;

·         Solicitar autorização para uso de imagem com o fim de postar vídeos e fotos na internet;

·         Permitir às crianças que façam registros escritos ou desenhos no notebook, e que cada criança tenha sua pasta e aprenda a arquivar seus documentos nomeando-os com ou sem a ajuda da professora, mas com interferência direta de seus pares, para que o trabalho seja sempre coletivo, nunca isolado;

·         Definir equipes de áudio, imagem com as crianças;

·         Produzir pequenos vídeos tendo o adulto como mediador;

·         Subir material de vídeo para as nuvens;

·         Produzir, selecionar e postar material de interesse na internet

·         Gravar depoimentos com familiares que mostrem seus conhecimentos midiáticos e a importância da Mídia para eles;

·         Fazer registros das aprendizagens da própria turma e das turmas menores – vídeo-portfólio;

·         Fazer registros de eventos da escola;

·         Manter um espaço aberto para sugestões de pais e alunos

 

Cronograma de Execução:

1º Trimestre: Familiarização das crianças com os recursos tecnológicos disponíveis

2º Trimestre: Início das atividades de registro

3º Trimestre: Subir o material coletado para as nuvens

 

Recursos Necessários:

·         Equipamento tecnológico para familiarização a partir da brincadeira

·         Câmera fotográfica digital, celular, notebook, tablet

·         Roteador para propiciar wifi na sala

 

Culminância: Apresentação dos produtos em apresentação

 

Avaliação: Vídeo com roda de conversa das crianças e depoimentos de pais, professores e outros profissionais que se envolveram no projeto.

 

Voltar